22
Setembro
2017

Projeto Vida Ativa

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a SEJUV (Secretaria da Juventude Cultura Esporte e Lazer) convida toda a população, com mais de 60 anos para participar do projeto “VIDA ATIVA”, da melhor idade.

O projeto atende 14 bairros da cidade e oferece aulas de canto, coral, dança e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.

Participe das atividades e ganhe mais qualidade de vida! Os interessados podem fazer a inscrição no local onde as aulas são realizadas ou na própria Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Taí, nº 828 - Centro.

 

Segue abaixo os locais de atendimento:

Centro - Clube do vovô

Parque São Pedro - Praça do Ceu

Jd. Esperança - Quadra da escola Ayres

Conjunto Floresta - Salão comunitário

Conjunto José Richa - Centro comunitário

Jd. Ana Eliza - Ginásio de esportes

Jd. Paulista - Salão comunitário

Jd. Verão - Salão comunitário

Jd. Novo Aliança - Salão comunitário

Jd. Panorama - Salão paroquial da igreja Santa Terezinha

Pq. Alvamar - Ginásio de esportes

Jd. Independência - Salão paroquial da igreja são Paulo apóstolos

Terceira parte - Salão comunitário

Jd. Universal - Salão comunitário

 

 

Categories: Noticias

20
Setembro
2017

Vacinação contra a dengue é realizada em escolas de Sarandi

Ação é para intensificar a imunização de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 15ª Regional de Saúde de Maringá iniciaram hoje (20), a vacinação contra a dengue no Colégio Estadual Cora Coralina, no Jardim Esperança. O objetivo é visitar todas as escolas municipais e estaduais, para garantir a imunização dos jovens entre 15 e 27 anos. As doses serão disponibilizadas nos períodos da manhã e noite, para o público dentro da faixa etária indicada pela campanha. Nesta etapa serão liberadas a 2ª e 3ª dose para quem já iniciou o esquema. “Essa campanha não tem mais ação de 1ª dose somente para quem já tomou a 1 e 2 dose para idade de 15 e 27 anos e vai até dia 27 de outubro”, esclareceu a Secretária de Saúde, Sandra Jacovós.

De acordo com a Chefe de Ações Estratégicas e Rede da 15ª, Bruna Tostes, a vacina é importante devido ao histórico de epidemias recorrentes na região, principalmente nesta época do ano. “A vacina é uma estratégia importante para diminuir a transmissão circulação do vírus, além das medidas de controle do mosquito que é o vetor”, afirma.

Contraindicação:

A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas em tratamento de câncer e portadores do vírus HIV. Quem estiver com febre, gripe ou pneumonia também não deve tomar a dose.

A Coordenadora da Imunização, Telma Santos, explica que é preciso tomar as 3 doses para ficar imune.  “Essa vacina protege contra os 4 sorotipos da dengue e assim é muito importante finalizar o esquema, tem pessoas que vão finalizar a 3 dose, pessoas que vão tomar a 2 dose.”, orienta.

Pontos de Vacinação

 

A imunização poderá ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente das 7h30 ás 13h até o dia 27 de outubro. Lembrando que é preciso apresentar documento com foto e a carteirinha de vacinação.

Categories: Noticias

18
Setembro
2017

Semana Nacional de Trânsito começou hoje

O objetivo é conscientizar motoristas sobre a responsabilidade com o trânsito

A abertura oficial da campanha da Semana Nacional de Trânsito #MinhaEscolhaFazADiferença foi realizada nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores. O DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito realizará diversas ações educativas nos próximos dias, com a finalidade de conscientizar os motoristas sobre sua responsabilidade com o trânsito.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para este ano é: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A proposta da campanha é integrar pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores, por um trânsito melhor. 

Concurso de redação ‘Colégio Estadual Cora Coralina’

Uma das ações previstas na Semana Nacional de Trânsito é o concurso de redação para os alunos do Colégio Estadual Cora Coralina. O tema escolhido foi “Segurança no Trânsito”. O vencedor do concurso (que será julgado pelos próprios professores) vai ganhar uma bicicleta e o segundo colocado, um kit escolar. Os prêmios serão entregues no domingo (24/09), durante a pedalada solidária.

Confira a programação da Semana Nacional de Trânsito:

18/09 – Abertura ás 15h – Câmara de Vereadores

19/09 – Palestra com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal ás 8h – DETRAN

20/09 – Palestra com Guarda Municipal ás 8h - DETRAN

21/09 – Palestra com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal ás 8h - Detran. Blitz ás 15h – Em frente ao DETRAN.

22/09 – Blitz ás 15h – Praça Ipiranga.

23/09 – Conscientização por meio das redes sociais.

24/09 – Premiação concurso de redação e pedalada solidária ás 9h – Em frente a Casa da Cultura.

25/09 – Encerramento na Câmara de Vereadores ás 15h – Câmara de Vereadores

 

 
Foto: José Miguel Sorian

Categories: Noticias

18
Setembro
2017

Cursos profissionalizantes capacitam alunos

São diversos cursos profissionalizantes oferecidos de graça para a comunidade 

A Prefeitura de Sarandi, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou o encerramento do curso de “Derivados de Pescado”, na última sexta-feira (15), com o instrutor Freddy Mahnic. No total, 15 alunos tiveram a oportunidade de ampliar as técnicas de produção de pratos à base de peixe. Para a dona de casa Iraci dos Anjos, o curso aprimorou o conhecimento que ela já tinha. “Nós sabemos fazer o trivial na cozinha, mas durante as aulas eu aprendi na teoria e na prática todo o preparo do prato, e é isso que faz a diferença no resultado final”, comenta a aluna. Os participantes aprenderam os tipos de manejo e opções de criação, abate, tipos de corte, métodos de conservação e armazenamento, preparo e receitas elaboradas com pescado. A aluna, Roseli Cardoso gostou tanto do curso, que pretende continuar em busca do conhecimento. “Eu já fiz o de preparo de pizza, agora este de pescado e se tiver vagas disponíveis pretendo fazer o de salgado, pois a minha intenção é montar um negócio próprio”, relata a autônoma.

 

Curso de Motosserra

Também na última sexta-feira (15), iniciou as aulas práticas do curso de “Operação e Manutenção de Motosserra”, ministrado pelo instrutor Luiz Carlos de Matos. Durante os cinco dias de curso, os participantes puderam ampliar o conhecimento em normas e equipamentos de segurança, traçamento (sensibilidade de corte na ponta do sabre), derrubada e desgalhamento de árvores e cortes diferenciados. Além de técnicas de postura, posicionamento com a máquina, dimensionamento e equilíbrio. 

 

Curso de Olericultura

No último sábado (18), foi realizado o curso de “Olericultura” (Horta Comunitária) para os produtores do km 08 – zona rural de Sarandi. O curso foi ministrado pelos professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o objetivo de aprimorar as técnicas de manejo e prevenção de pragas. A aula abordou temas como irrigação e plantio de mudas, proporcionando a ampliação do cultivo na propriedade e integração com os moradores do bairro. Além do suporte técnico, a ideia é oferecer qualificação gratuita para o desenvolvimento da atividade. “Nós queremos alcançar o maior número de pessoas possíveis, para que tenham a oportunidade de se profissionalizar”, afirma o Secretario de Desenvolvimento Econômico, Osvaldo Alves. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Sindicato Rural de Maringá

 

 

Categories: Noticias

18
Setembro
2017

2 ª Etapa da Vacinação contra Dengue

 Nesta etapa da campanha será liberada a 2ª e 3ª dose da vacina

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná vai dar início a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a dengue. A partir da próxima quarta-feira (20), será realizada a abertura oficial da campanha onde serão liberadas as 2ª e 3ª doses da vacina, para a população de 15 a 27 anos, que já iniciou o esquema da 1ª ou 2ª dose.

A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas com doença aguda, indivíduos com doença imunossupressora, em tratamento de quimioterapia e radioterapia ou em uso de corticoides. A imunização poderá ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente das 7h30 ás 13h.

 

No dia 21 de outubro (sábado), será realizado o “Dia D mobilização” em vários locais estratégicos do município. 

Categories: Noticias

[12 3 4 5  >>  

Lock full review www.8betting.co.uk 888 Bookmaker

  • Projeto Vida Ativa
  • Vacinação contra a dengue é realizada em escolas de Sarandi
  • Semana Nacional de Trânsito começou hoje
  • Cursos profissionalizantes capacitam alunos
  • 2 ª Etapa da Vacinação contra Dengue
  • O Instituto Estre Ambiental realizou atividades com alunos de Sarandi
  • 1º Movimento pela vida
  • PREFEITURA CONTRATA NOVOS AGENTES DE ENDEMIAS
  • Semana Jurídica Sarandi
  • Sanrandi vence JOJUPs