CRAM Viva Flor realiza projeto de Justiça Restaurativa

Quarta, 31 Outubro 2018. Postado em Noticias

CRAM Viva Flor realiza projeto de Justiça Restaurativa

Nesta semana, foi realizada a 1ª Mostra de Justiça Restaurativa do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Viva Flor de Sarandi, conduzido pela Drª Cláudia Costa Lopes.

O projeto que vem sendo desenvolvido no CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher)  de Sarandi têm como iniciativa a observação da realidade das mulheres que são auxiliadas pela organização.

A advogada mediadora extrajudicial e professora universitária, Cláudia Costa Lopes diz que o trabalho deve ser de colaboração “Nós acreditamos que é possível, colaborar com essas mulheres por meio da resolução de conflitos que elas enfrentam, e hoje é o primeiro círculo dessa medida de Justiça restaurativa” explica.

A metodologia de Justiça restaurativa está sendo implantada com as (os) funcionárias (funcionários) que já trabalham com as mulheres que recebem as instruções do CRAM, essa colaboração tem o objetivo de solucionar de forma mais rápida os problemas.

As mediadoras hoje são um grupo de nove mulheres, que estarão disponíveis para a realização do atendimento às necessidades que possam surgir durante o processo de assistência às vítimas, seja da área social, profissional e até mesmo jurídica, sendo uma equipe multidisciplinar.

A Diretora de Proteção Social Especial de Media Complexidade do CRAM, Ana Paula Rodrigues Gonçalves, diz que essa parceria é uma inciativa nova “Estamos nessa perspectiva, com a realização  dos servidores envolvidos nesse trabalho, que a gente possa compreender para que esse projeto seja aplicado à população” explica Ana Paula.

O que é o CRAM?

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

Trata-se, portanto, de um espaço estratégico da política paranaense de enfrentamento à violência contra as mulheres que desenvolve seu trabalho por meio de uma atuação articulada com instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede de Atendimento às Mulheres.

O CRAM fica localizado na Rua Castro Alves, n° 2688 – Jd. Ouro Verde e atende pelo telefone: 3126-9625.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

• Sarandi realizou a 1ª edição do FEMUSA
  • IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • GM começa a utilizar drone para auxiliar no combate às drogas