Quinta, 29 Novembro 2018. Postado em Noticias

No último dia 23, a Prefeitura de Sarandi em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS) e o CRAM Viva Flor de Sarandi realizaram o evento “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência à Mulher” na Casa da Cultura.

A campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência à Mulheres" reúne várias ações desenvolvidas pelas secretarias de assistência à população, a campanha é realizada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e têm como objetivo alertar a população sobre a necessidades de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, principalmente, colocar fim à cultura do silêncio que impede a quebra do ciclo de atos violentos e abusivos contra as mulheres no país.

Na ocasião o Prefeito Walter Volpato esteve presente da primeira-dama Lúcia Volpato e deu total apoio para que as ações continuem sendo realizadas em Sarandi "A proteção à mulher é necessária, ela deve ter suporte para todo tipo de violência, seja ela psicológica ou física e trabalhos como esse são de extrema importância" ressalta Volpato.

As atividades não acabaram, o CRAM e a SAS continuam realizando círculos de palestras em todo o município, a fim de realizar e abranger o maior número de pessoas realizando um trabalho contínuo de conscientização.

Origem

Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil.

No Brasil, a Campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra, de acordo com a Procuradoria Especial da Mulher. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Cerca de 150 países participam da campanha.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” e assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto.

Rafael Marri Cecilio

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

• Projeto Vida Ativa realiza 2º Baile do Hawaii
  • Espetáculo “O Expresso Polar” é realizado em Sarandi