Pesquisa do Procon aponta variação de preço nos itens do material escolar

Sábado, 13 Janeiro 2018. Postado em Noticias

Pesquisa do Procon aponta variação de preço nos itens do material escolar

Levantamento foi feito em sete estabelecimentos comerciais da cidade

Nos últimos dias 10 e 11 de janeiro, a equipe do Procon de Sarandi realizou uma pesquisa nos preços dos itens que compõem a lista de material escolar. Foram considerados 22 artigos em 07 lojas do ramo, onde foi possível perceber a diferença de até 789,41% no valor de um mesmo produto. O levantamento considerou o menor preço independente da marca e pagamento à vista. (conforme pesquisa).

Procon Orienta
De acordo com o órgão do consumidor, os estabelecimentos são obrigados a fornecerem a lista de materiais, para que os pais possam pesquisar os preços. A instituição de ensino não pode exigir marcas dos produtos e locais específicos para compra do material ou obrigar a compra de um item somente adquirido diretamente na escola. A escolha do consumidor deve ser sempre respeitada, entretanto, é lícita a solicitação da compra do material didático, caso o estabelecimento utilize apostilas específicas.

Por regra da Lei 12.886/2013, não podem ser pedidos materiais de uso coletivo, como por exemplo, copos descartáveis, álcool, giz, produtos de higiene e limpeza, muito menos a inclusão de taxas de manutenção como água, luz, telefone e outros.

Essa é uma pesquisa útil, que possibilita a economia dos pais, além de ser uma forma de aproximarmos os nossos serviços da população”, ressaltou o Coordenador do Procon Lucas Dornellos.

O Procon de Sarandi está localizado na Rua Casto Alves, 952, Jardim Independência, com funcionamento das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O contato também pode ser feito através dos telefones 3042-3115/3126-9506/3126-9508 ou 3126-910.

• Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza 1ª Mostra Cultural
  • Reunião define últimos detalhes do Programa Justiça nos Bairros
  • Servidores Municipais recebem treinamento para Ouvidoria 156
  • Escolas Municipais de Sarandi recebem prêmio “Televisando o Futuro”