Procon de Sarandi orienta: compras de Dia dos Pais

foto: pexels

Com a proximidade do dia dos pais, o comércio passa a estar repleto de promoções e atrativos em suas vitrines para tal data comemorativa. Com isso, é importante que o consumidor que vá às lojas esteja atento para evitar dores de cabeça.

Primeiramente, há que se considerar antes de efetuar qualquer compra, o perfil do pai, para evitar comprar um produto que não seja do seu agrado. Além disso, é sempre necessário pesquisar os preços, escolhido o produto, em quais lojas é comercializado, qual o preço em cada uma, bem como por quanto é vendido na internet.

Caso opte pela compra online, cheque se o site de fato é legítimo e não uma cópia utilizada para aplicar golpes, caso esteja certo, também cheque os dados antes de efetuar o pagamento, principalmente se o modo escolhido for o boleto, verifique se os dados informados no site (beneficiado, código numérico e etc.) corresponde aos dados constantes no boleto impresso.

É necessário ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, por exemplo, que deve constar a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados, geralmente são indícios de site fraudulento.

Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, entrega em domicílio, etc), nas compras pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação, sem custo algum.

Agora caso a compra seja efetuada em estabelecimentos físicos, é válido lembra que as informações sobre o preço à vista, a prazo, número de parcelas, e ainda as taxas de juros, devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. Se houver diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto, prevalece o menor preço.

De qualquer modo, sendo diretamente no estabelecimento ou em meio eletrônico, a compra está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que dá um prazo de 30 dias para reclamar de vícios (problemas) aparentes e de fácil constatação para produtos não duráveis (bebidas e produtos de higiene e perfumaria, por exemplo) e de 90 dias para produtos duráveis (vestuário, CDs, eletrônicos, telefones celulares, etc).

A troca de produto só é obrigatória quando este apresentar algum defeito. Então, no caso de roupas, acessórios, sapatos ou tênis, é importante que o consumidor certifique-se na loja da possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir. Caso tal possibilidade exista, o consumidor deve solicitar ao vendedor que anote as condições na nota fiscal.

Em casos de reclamação ou dúvida, o consumidor pode procurar o Procon Sarandi, que atende pelos telefones: (44) 3126-9506, 3126-9507, 3126-9508, 3126-9509 e 3042-3115, e está localizado na Rua Castro Alves, nº 952 – Jd. Independência – Sarandi/PR, e funciona de segunda a sexta das 08:00 às 17:00.

Ver mais Procon, Noticias

• BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS (29/05/2020) - 17h10
  • Mudanças no horário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agência do trabalhador em Sarandi
  •  SEMUTRANS, retorna com atendimento ao Público a partir desta segunda-feira (01/06/2020), das 12:00 às 18:00 horas
  • Decreto Municipal determina uso obrigatório de máscaras em Sarandi entre outras medidas
  • BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS (28/05/2020) - 17h00
  • BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS (27/05/2020) - 16h50
  • CAMPANHA DO AGASALHO 2020
  • BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS (26/05/2020) - 17h00
  • ALISTAMENTO MILITAR 2020
  • BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS SARANDI (25/05/2020) - 16h50
  • Atendimento CEME
  • BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS (24/05/2020) - 17h10
Sarandi-Pr./2020

PREZADAS FAMÍLIAS:

Diante da atual situação que estamos vivendo de isolamento social devido a pandemia do Coronavírus a Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação elaborou atividades para serem realizadas enquanto durar esse cenário.

As atividades serão disponibilizadas quinzenalmente no site da Prefeitura.

[Saiba mais...]

A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INFORMA:

Tendo em vista a Pandemia do COVID-19, a Secretaria providenciou um acolhimento temporário e provisório para pessoas em situação de rua, que apresentam sintomas da doença e por recomendações médicas necessitam de isolamento social. Este acolhimento será realizado no espaço do Ginásio de Esportes Ferreirão, que fica situado na Avenida Anchieta, 519  - Jardim Independência II.
Outras informações através dos telefones: SAS - (44) 3288-5408 e (44) 3126 -9679.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, retorna com atendimento ao Público a partir desta segunda-feira (01/06/2020) mediante agendamento de horário para o atendimento.

O agendamento poderá ser realizado por meio do seguinte site: