2018

Procon de Sarandi realiza visita técnica aos Procons de São Paulo e Minas Gerais

As equipes do Procon de Sarandi e de Maringá estiveram visitando nos últimos dias (03 e 04 de Maio), os Procons de Bauru/SP e Uberaba/MG. Com a recente implantação do Procon Metropolitano, que abrange os órgãos da região, a ideia é tomar como base exemplos de trabalhos similares que foram bem-sucedidos.

O Procon de Bauru/SP, por exemplo, possui parceria com o Juizado Especial Cível, que possibilita que os atos realizados pelo órgão de defesa do consumidor já sejam válidos para futuros processos judiciais. É estimado que com essa parceria o tempo dos trâmites por parte do juizado tenha uma economia de ao menos 05 meses. Se na esfera administrativa não houver acordo, a audiência é designada imediatamente para instrução e julgamento, sem a necessidade do consumidor encaminhar qualquer documento ao juizado, já que a reclamação realizada no Procon já servirá como petição inicial para a justiça.  Caso haja acordo, tal ato também é homologado pelo juiz responsável pelo JEC o tornando uma obrigação a ser cumprida.

Já em Uberaba/MG, o órgão regional passou a atender os municípios vizinhos que não possuíam Procon em 2014 e em 2015 se tornou fundação. Através de parcerias, o órgão atende as cidades ligadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande, o que elevou o Procon de Uberaba ao ranking de mais atuante no estado de MG bem como o que mais criou outros órgãos de defesa do consumidor, inclusive mais unidades que o Procon Estadual de Minas Gerais.

Conforme afirma o fiscal do Procon de Sarandi, Paulo Garcia, as visitas representam um ganho para os consumidores de Sarandi: “Sem dúvida nenhuma visitar estes dois órgãos que são referência no que fazem, servirá de base para projetos futuros a serem implantados em Sarandi, Maringá e toda a região. Com certeza quem ganha é o nosso munícipe que poderá contar com um órgão cada vez mais preparado e pronto para melhor atendê-los”, afirmou Paulo Garcia.

O Procon de Sarandi está localizado na Rua Casto Alves, 952, Jardim Independência, com funcionamento das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O contato telefônico pode ser feito através do 3042-3115, 3126-9506, 3126-9508 ou 3126-910

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600