PROCON Sarandi faz alerta sobre abusos e violações aos direitos dos idosos

Em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho, o PROCON Sarandi faz alerta para um tipo de violência cada vez mais praticada no público consumidor da terceira idade, o abuso financeiro.

37,68% dos consumidores atendidos no Órgão nos últimos 12 meses, tem a partir dos 61 anos de idade, e a maior parte das reclamações deste público se trata de venda casada de seguro no ato da compra de algum produto na loja sem a devida informação prévia e autorização, empréstimos consignados irregulares, cobranças indevidas, alteração contratual unilateral em desfavor do idoso entre outros casos. Além disso, esse público tem sido o alvo preferido de golpistas que se utilizam de técnicas de engenharia social, e manipulação psicológica para obter informações pessoais e bancários das vítimas para realizar fraudes. Há casos que os golpistas simulam até músicas de espera telefônica de bancos para ganhar a confiança das vítimas.

Segundo o coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, o Órgão atende diariamente consumidores idosos que tiveram sua vulnerabilidade explorada por alguma instituição financeira, uma operadora de telefonia, ou um vendedor de loja por exemplo, que realizou a venda de algum produto ou serviço de forma que o prejudicou, e também não prestou as devidas informações. Além dos atendimentos preliminares e de audiências conciliatórias perante os fornecedores, o Órgão também tem autuado e instaurado investigação preliminar em lojas que possuem reclamações de suposta prática de venda casada, tendo em vista a hipervulnerabilidade deste público consumidor. Mas enfatiza a importância da presença e assistência da família ao idoso. “Recebemos esse público consumidor com muita sensibilidade em relação aos abusos que vem sofrendo, e não medimos esforços para que tenha o seu problema resolvido e o seu direito respeitado. Ressaltamos a importância da família para que esteja orientando, auxiliando e dando a atenção devida, para que facilite a vida do idoso e não ocorra esse tipo de problema. O Estatuto do Idoso determina que é dever de todos zelar pela dignidade do idoso”.

O Órgão orienta aos consumidores que estejam atentos e acompanhem seus extratos bancários e de cartão de crédito, nunca decidir com pressa e sempre desconfiar de propostas fáceis e exageradas, jamais fornecer dados pessoais e bancários ou realizar assinatura sem ler e ter a plena certeza a que se refere, é imprescindível o máximo cuidado.

O PROCON Sarandi permanece à disposição dos munícipes no atendimento de dúvidas, reclamações e denúncias no fone (44) 3126-9508 seg a sex das 8h ás 11h30 e das 13h ás 17h, ou pelo Fale Conosco no link: www.sarandi.pr.gov.br/web/procon/fale-conosc

Ver mais Noticias, Procon

• Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Sarandi-PR divulga nota de elogio destinada aos Guardas Civis Municipais, decorrente de êxito ao recuperar veículo
  • SEJUV realiza Mostra Cultural da Oficina de Ballet e Jazz do Projeto Superação