Fevereiro

Sarampo: Campanha de vacinação se inicia dia 10

foto: ASCOM

A Prefeitura do município de Sarandi, por meio do Ministério da Saúde, realizará a vacinação contra o Sarampo, confira:

A campanha acontece de 10 de fevereiro até o dia 13 de março, realizando o “Dia D” no dia 15 de fevereiro (sábado). Lembramos que o público prioritário estão na faixa etária de 5 a 59 anos de idade, entretanto, outras idades que não possuem a vacinação na caderneta também serão vacinadas.

Casos de Sarampo em Sarandi – Em nota a Secretaria de Saúde explica que a confirmação de Sarampo em Sarandi divulgada pelo SESA (Secretaria de Estado da Saúde) é referente as investigações de novembro, que teve confirmação laboratorial em janeiro. Os quatro casos confirmados são de indivíduos não vacinados que apresentaram os sintomas no final de novembro e com os exames laboratoriais a confirmação se deu em janeiro. Todos já estão com uma boa evolução e retomaram rotina normal.

Os casos confirmados em questão são:

1 criança 1 mês de vida

1 criança 1 ano de idade

1 adulto 29 anos

1 adulto 30 anos

Lembramos que a única forma de prevenir o sarampo é através da vacinação.

Contraindicações

• Grávidas não devem ser vacinadas, pelo risco teórico de causar danos ao feto.

• Pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas. Na possibilidade de exposição ao vírus selvagem avaliar risco-benefício individual.

• Infecção pelo HIV em indivíduos em vigência de imunossupressão grave (CD4<15%).

• Pessoas em uso de corticosteróides em doses imunossupressoras devem ser vacinadas com intervalo de, pelo menos, um mês após a suspensão da droga.

• Pessoas em uso de quimioterapia antineoplásica só devem ser vacinadas três meses após a suspensão do tratamento.

• Transplantados de medula óssea recomenda-se vacinar com intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a primeira dose.

Precauções

• Doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

• Pessoas com história de reação anafilática a doses anteriores de vacina contendo o componente sarampo devem ser vacinadas em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência).

• Após uso de imunogolobulina, sangue e derivados a vacinação deverá ser adiada por 3 a 11 meses, dependendo do hemoderivado e da dose administrada, devido ao possível prejuízo na resposta imunológica.

• Recomenda-se que a gravidez seja evitada por 30 dias após a administração da vacina.

• Projeto viabiliza horta comunitária para imigrantes em Sarandi
  • PROCON Sarandi passa a integrar Conselho de Usuários da Vivo
  • Prefeitura de Sarandi apresenta nova frota municipal
  • Em Sarandi: Prefeito Walter Volpato recebe Governador Carlos Massa Ratinho Jr.
  • Plano diretor 2020: 1ª fase acontece dia 19
  • Abram as janelas: fumacê passará em dois bairros nesta quarta-feira em Sarandi
  • Sarampo: Campanha de vacinação se inicia dia 10
  • A Partir de Fevereiro, Carteira de Trabalho passa a Contar Com Sistema De Agendamento
  • Semana pedagógica se encerra amanhã (05) com palestra
  • Guarda Municipal de Sarandi recebe novos coletes balísticos
  • SEMUTRANS realiza vistoria do transporte escolar
Sarandi-Pr./2020

A Prefeitura está realizando um estudo sobre os deslocamentos da população, de forma a subsidiar um plano de ações para melhorias nos sistemas de transportes.
Trata-se do Plano de Mobilidade Urbana, uma exigência do governo federal(Lei n° 12.587/2012).
Colabore com o planejamento da cidade dizendo sobre os deslocamentos cotidianos de sua família e necessidades do seu bairro. [Clique aqui...]