Sarandi participa do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Segunda, 04 Dezembro 2017. Postado em Noticias

Sarandi participa do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Estima-se que 12 mil pessoas são soropositivas e não sabem e mais de 260 mil sabem e não tratam A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST realizou na última sexta-feira (01), junto com o curso de medicina do UNICESUMAR, uma campanha para a prevenção e diagnóstico do HIV. Hoje o município de Sarandi tem registrado 409 casos positivos de HIV abrangendo a faixa etária de 04 (quatro) até 64 anos de idade. O Programa atua em três frentes: Prevenção: através de campanhas educativas para o uso de preservativo nas relações sexuais. Diagnóstico: por meio do exame de teste rápido. Tratamento: consultas e exames periódicos, além do medicamento. O Programa conta ainda com uma assistente social, enfermeira e um médico infectologista que realiza consultas semanalmente aos pacientes que estão em tratamento. Crianças A Secretaria Municipal de Saúde tem garantido o leite (fórmula infantil) por até seis meses as crianças nascidas de mães soropositivas, que em razão do HIV estão impedidas de amamentar. Essas crianças são monitoradas por um período de dois anos e em 99% dos casos, elas não são contaminadas, quando a gestante faz o tratamento corretamente no período gestacional e no momento do parto. Dados Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 12 mil pessoas são soropositivas e não sabem e mais de 260 mil pessoas sabem da doença e não tratam. Em 2016, o Paraná registrou 833 novos casos de HIV positivo. Sarandi registrou 47 casos, já em 2017, até o momento, são 39 novos casos. De acordo com a coordenadora do programa, Raquel Alves, o medo do resultado é um dos principais motivos para a pouca demanda. “Hoje a tecnologia na área da saúde está muito avançada, não existe cura para a doença, mas o tratamento é extremamente eficaz, garantindo qualidade de vida para os portadores do vírus”, explica a coordenadora. Campanha A campanha é extremamente importante para diagnosticar as pessoas que convivem com o vírus HIV e não sabem. O teste é rápido, seguro e totalmente sigiloso. Em caso de dúvida, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone: 3035-2992 e falar com um membro da equipe do programa ou ainda agendar o teste pessoalmente no endereço: rua. Princesa Isabel, nº 1870, Jd. Independência.

• Roçadas serão realizadas em Escolas Municipais e CMEI’s
  • Falta da água: esclarecimentos
  • Prefeitura Municipal de Sarandi trabalha para a recuperação dos estragos causados pela chuva
  • Parque Residencial Nova Aliança: Asfalto se torna realidade no Bairro