Sarandi realiza Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue

Segunda, 03 Dezembro 2018. Postado em Noticias

Sarandi realiza Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue

Na manhã da última sexta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Sarandi em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária realizaram uma panfletagem nos principais sinaleiros do centro de Sarandi conscientizando a população sobre os problemas que a Dengue podem causar.

Além das já conhecidas instruções de prevenção ao mosquito, a equipe pede para que os moradores colaborem com o sistema de prevenção que é realizado pelos agentes nas residências. Hoje o município conta com um quadro geral de 53 agentes, destes 20 foram contratados em 2017, na atual administração.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças preexistentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

Rafael Marri

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

• Projeto Vida Ativa realiza Baile do Hawaii
  • Espetáculo “O Expresso Polar” é realizado em Sarandi