2024

Em mais uma edição do ‘mutirão’, Prefeitura de Sarandi reforça combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Sarandi realiza, desde o segundo semestre de 2023, ações constantes de combate a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por meio da Secretaria de Saúde, o município já realizou diversas ações de prevenção. Na manhã desta sexta, 19, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) se concentraram no Parque Alvamar para mais uma ação de limpeza e conscientização.

Já no próximo mês, estão previstas mais quatro edições do ‘mutirão’, em que cerca de oito bairros serão contemplados. ‘’Desde o início do período epidemiológico, a guerra contra o mosquito é diária. Servidores se desdobram nas ruas com trabalho de orientação, limpeza e vistoria. Entretanto, mesmo com todos os esforços, precisamos da colaboração constante da população. Ainda não é hora de relaxar, o inimigo ainda voa muito perto de nós’’, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.

Bairros como o Parque São Pedro, Ecovalley, Jardim São Paulo, Ouro Verde, Bom Pastor, Universal, Cometa e demais bairros onde foram registrados índices mais altos de infestação do mosquito. Além disso, no mês de março, a prefeitura realizou grande ‘arrastão’ por toda a cidade, com mais de 600 pessoas envolvidas. O foi convocado pela primeira dama do Estado do Paraná Luciana Saito Massa, sendo coordenado em Sarandi pela primeira dama, Maria Lucia Volpato.

Mesmo com intenso trabalho de prevenção, os números de casos ainda preocupam. Ao todo, somente em Sarandi, 5,9 mil casos foram notificados e, destes, mais de 1 mil foram confirmados. Em todo o Paraná, mais de 213 mil casos foram confirmados, conforme dados da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, divulgados no informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do estado nesta semana. No Brasil, somente em 2024, mais de 2 milhões de casos da doença foram contabilizados pelo Ministério da Saúde.

Além dos esforços na prevenção de novos casos, a prefeitura segue com mobilizações constantes para a ampliação de atendimentos de pessoas já contaminadas. Por conta da alta demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desde o início de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurora atua como ambulatório referência para atendimento de moradores da zona norte com suspeita de dengue. O atendimento na unidade funciona das 9h às 21h, sem interrupções.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600