2024

Reformado, CMEI Pedacinho do Céu é inaugurado e espera cerca de 220 crianças a partir de segunda, 22

Inaugurada na manhã desta sexta, 19, a reforma do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Pedacinho do Céu foi além do telhado e alcançou outros aspectos da unidade de ensino, como novo piso e pintura. O estabelecimento escolar foi inaugurado em 1994, portanto, há 30 anos, e nunca havia sido reformado. A unidade vai receber cerca de 220 crianças de 1 a 4 anos.

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, destacou a importância dos investimentos em educação e citou diversas obras em andamento, como a construção do CMEI Ouro Verde, em fase de conclusão. Lembrou que serão construídas mais duas escolas estaduais e uma federal, além de reformas, ampliação e novas creches. “Educação sempre esteve no topo de prioridades de nossa gestão”, disse.

Volpato fez um breve relato sobre investimentos em infraestrutura, destacando avanços na rede de esgoto, próxima de cobrir 100% da cidade e na pavimentação. Citou ainda a construção do novo Paço Municipal, de dois viadutos no trecho urbano da BR-376, pavimentação e iluminação da Estrada Jaguaruna e terreno para implantação do futuro parque de exposições da cidade.

Destacou ainda investimentos na segurança, com aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e reforço da frota, com incorporação de novas viaturas, e na saúde, com a construção de 6 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Em pouco mais de uma década, Sarandi cresceu 42%, contra uma taxa nacional média de 7%. Isso impõe muitos desafios”, disse o prefeito.

O vice-prefeito, Wlademir Garbúggio. “Nossa administração se pauta para fazer o melhor por Sarandi. Aqui estamos dando um bom exemplo disso”, resumiu. O presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanquim, elogiou a dedicação dos servidores da educação e destacou os avanços na área. A diretora do CMEI, Cláudia Lerin, agradeceu o empenho de sua equipe diretiva.

O secretário de Educação, Antonio Del Nero, lembrou do envolvimento de outras secretarias municipais na gestão da reforma e reforçou o histórico da unidade, cuja estrutura se deteriorou desde que iniciou suas atividades, em 1995. “Reforma necessária para criar ambiente seguro e adequado ao cuidado das crianças e também ao trabalho dos servidores”, destacou o secretário. A reforma custou R$ 405 mil.

O deputado estadual Evandro Araújo elencou os avanços da gestão ao longo dos anos, destacando investimentos em obras que contemplam as mais diversas áreas, enfatizando a educação. “É nas escolas, em todas as faixas etárias de aprendizado, que lançamos as bases para a transformação de vidas. A trajetória de cada um é formatada no ambiente de ensino para construção da cidadania”, disse.

Também estiveram o vereador Belmiro Barbeiro, os secretários municipais Cinthya Gimenes (Assistência Social), Antoni Estigarribia (Desenvolvimento Econômico), Sidnei Gremes (Fazenda), Jairo Loccatelli (Juventude, Cultura, Esporte e lazer), Elisângela Almeida (Controladoria) e Juninho Volpato (Urbanismo). Estiveram presentes representantes dos deputados estaduais Delegado Jacovós, Soldado Adriano José e Maria Vitória, além do secretário  estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600