Março

Fiscalização Decreto

Fiscalização conjunta entre Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Urbanismo, PROCON Sarandi, com a participação do Secretário do Meio Ambiente, realizaram hoje (27) uma ação no parque industrial para fiscalizar indústrias da região, averiguar denúncias e realizar orientação a comerciantes.

A ação de hoje nas indústrias, teve o intuito de orientação sobre os cuidados de prevenção ao CORONAVÍRUS (COVID-19) e inspecionar se funcionários estavam fazendo uso de máscaras, luvas, álcool em gel, entre outras situações de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. A ação também foi realizada para verificar o cumprimento dos decretos de enfrentamento ao COVID-19.

O PROCON Sarandi também tem fiscalizado estabelecimentos para verificar aumentos injustificados de preços praticados pelos comerciantes, e realizou mais de 200 atendimentos entre orientações, denúncias e notificações durante este período de medidas restritivas.

Segundo o Coordenador do PROCON Sarandi, Lucas Dornellos, os estabelecimentos, tais como farmácias, supermercados, mercados, revenda de gás, entre outros, estão tendo os preços de seus produtos monitorados pelo Órgão através de nota de compra e venda em período anterior a atual a crise, a fim de evitar abuso nos preços, e também estão sendo alertados a não elevar os valores sem justa causa e a manter a margem de lucro que estava sendo praticado antes da crise atual.

“Constatamos que itens de higiene como álcool em gel e produtos básicos de consumo como feijão, ovos e leite, tiveram seus preços aumentados e a justificativa dos estabelecimentos, distribuidoras e fabricantes, tem sido o aumento do custo de fabricação, e que o preço final ao consumidor teve o repasse desse custo pela distribuidora e pelos estabelecimentos. Mesmo assim, notificamos para que apresentem as notas bem como justificativas detalhadas da eleveção”, explica Lucas.

Denúncias sobre abertura irregular do comércio e aglomerações em espaços públicos durante as medidas restritivas, podem ser direcionadas a Guarda Municipal nos telefones 153 / (44) 3126-1050 / WhatsApp (44)9 9967-9168, ou Ouvidoria da Prefeitura através do 156. Já denúncias sobre aumento abusivo nos preços o PROCON Sarandi oferece os telefones (44) 3042-3115 / 3126-9506.

Ver mais Noticias, Procon

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600