O SUAS é um sistema que organiza e coordena os serviços, programas, projetos e benefícios na Política de Assistência Social e seu objetivo central deste é a promoção da Proteção Social às pessoas em situações de vulnerabilidade e/ou risco social. O SUAS busca a promoção da segurança de acolhida, convívio familiar e/ou comunitário, renda, sobrevivência e autonomia de acordo com o disposto em Lei.
A Vigilância Socioassistencial é um setor situado no SUAS, sendo simultaneamente um objetivo e uma função da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, segundo a Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS/1993 e a Norma Operacional Básica do SUAS - NOB/2012. A Vigilância Socioassistencial realiza ações em conjunto com a Proteção Social e a Defesa de Direitos, que são os outros dois objetivos da PNAS.
Dessa forma, a Vigilância Socioassistencial é uma área fundamental na gestão municipal do SUAS, pois este setor identifica situações de vulnerabilidade e/ou risco social presentes no território e potencialidades das famílias e do território.
Posto isto, a Vigilância Socioassistencial contribui para que as ações da gestão sejam realizadas de forma estratégica a fim de garantir a efetividade da Proteção Social e da Defesa de Direitos.
No município de Sarandi/PR, a Vigilância Socioassistencial de Sarandi/PR é um setor da Secretaria Municipal de Assistência Social SAS, com vinculação direta com o setor de Direção de Gestão do SUAS.
A Vigilância Socioassistencial de Sarandi/PR realiza a produção de documentos técnicos visando apoiar o planejamento de ações da Política Municipal de Assistência Social em consonância com as necessidades da população.
Os documentos técnicos produzidos pela Vigilância Socioassistencial de Sarandi/PR serão listados a seguir, todavia, este setor pode vir a produzir outros documentos técnicos para além dos que serão listados, pois pode haver necessidade de elaboração de outros documentos. Ressaltando-se que, nem todos os documentos produzidos são necessariamente publicados, alguns são direcionados e/ou discutidos no setores da rede socioassistencial.
1. Análise e sistematização de Registro Mensal de Atendimento - RMA (mensal).
2. Sistematização do documento com desafios, dificuldades e sugestões dos trabalhadores do SUAS e apresentação deste documento aos diretores das Proteções Sociais da Assistência Social (mensal).
3. Sistematização de dados de demanda reprimida das instituições da rede socioassistencial (mensal).
4. Diagnóstico Socioterritorial (anual).
5. Estruturação das Pesquisas de Satisfação aplicadas nas instituições e a análise deste documento (semestral).
6. Boletins Informativos (bimestral).
7. Indicadores Sociais (mensal).
8. Análises de dados de Plataformas Digitais (mensal).
9. Relatório de visitas institucionais realizadas (mensal).
Sugestões e/ou informações acerca de situações de vulnerabilidades e/ou riscos sociais também podem ser encaminhadas em nosso e-mail, por técnicos da rede socioassistencial e/ou pela população.
Equipe da Vigilância Socioassistencial
Larissa Fachini Gomes
Assistente Social
CRESS nº 12671/11ª Região
Ivonete da Silva Marcolino
Auxiliar Administrativo
Matrícula 9118
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.