Agentes da Vigilância Sanitária recebem treinamento

Quinta, 06 Setembro 2018. Postado em Noticias

Agentes da Vigilância Sanitária recebem treinamento

A Prefeitura de Sarandi em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária está profissionalizando os agentes comunitários do município, a proposta é melhorar o desenvolvimento de ações preventivas contra pragas e doenças.

O encontro aconteceu na nesta quinta-feira (06), na Casa da Cultura. Na oportunidade, os agentes participaram de um seminário sobres os principais animais peçonhentos que existem na região e como lidar com cada espécie.

O Diretor da Vigilância Sanitária, Fagner Souza, esteve presente no treinamento de situações sociais, ministrado pelo seu departamento, o primeiro realizado em toda história de Sarandi. Destacou que o treinamento aos agentes é de extrema importância, uma vez que eles estão nas casas das pessoas e realizam atividades cooperativas. “A população têm colaborado e ajudado com o nosso trabalho, o que vem sendo um diferencial para que a nossa meta seja alcançada”, informa Souza.

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica que 1.153 municípios brasileiros (22%) apresentaram um alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

Felizmente em Sarandi o caso está controlado com índice de 1,3. “Nossos dados sobre o LIRAa estão muito bons, estamos com números baixos em relação a alguns municípios em nossa região, mas vale ressaltar que as atividades, tanto dos agentes, quanto dos moradores, devem ser mantidas”, alerta o Diretor da Vigilância Sanitária.

RECURSOS

A caminhonete Triton entregue pela Prefeitura na última quarta-feira (05), será destinada as ações de combate à dengue. O recurso de R$110 mil, através do Governo Federal e encaminhado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretária de Saúde, Marlene Pereira Fermino, o novo veículo vai contribuir nas atividades já exercidas pela Vigilância Sanitária.

“Quem conhece nossa realidade sabe que o veículo antigo passa por diversas manutenções, essa caminhonete será de grande auxílio ao nosso trabalho” comemora a Secretária.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

• Roçadas serão realizadas em Escolas Municipais e CMEI’s
  • Falta da água: esclarecimentos
  • Prefeitura Municipal de Sarandi trabalha para a recuperação dos estragos causados pela chuva