Procon de Sarandi completa 10 anos e faz um balanço de suas atividades

Quarta, 20 Dezembro 2017. Postado em Noticias

Procon de Sarandi completa 10 anos e faz um balanço de suas atividades

Procon de Sarandi completa 10 anos e faz um balanço de suas atividades.

No próximo dia (23/12), o Procon de Sarandi vai completar dez anos de criação. A publicação da Lei Complementar 162/2007 formalizou o órgão, que passou a operar definitivamente no município. Para comemorar a data, o Procon divulgou um balanço parcial das atividades desenvolvidas até o momento.

Em 2017 o órgão de Sarandi somou um total de número de atendimentos jamais registrados antes, se destacando no ranking do DPC (Sistema do Procon para Atendimento Eletrônico) como o 3º do Estado em números gerais, à frente de cidades como Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Somente neste ano, o número de decisões administrativas cresceu 3730% e aumentou 830,36% a quantidade de visitas ao comércio, atividade essencial para conscientização e orientação a respeito da legislação a ser praticada. Além disso, o órgão registra também um índice de resolutividade de 94,66%.

Outros trabalhos de grande importância foram realizados, como fiscalização em todos os estabelecimentos que comercializam carnes (em razão da Operação Carne Fraca); orientação aos lojistas a respeito da precificação de vitrines e a obrigatoriedade de ter um exemplar do CDC (Código de Defesa do Consumidor) na loja; fiscalização em postos de combustíveis e; pela primeira vez foi lançado um trabalho inédito pelo órgão: fiscalizar o serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel.

É válido citar também, a divulgação de diversas pesquisas de preço, como os valores de combustível e itens da ceia de natal, além do acompanhamento dos preços promocionais realizado antes e durante a “Black Friday”.

Ainda em 2017, o Procon de Sarandi deu início junto ao Procon de Maringá, a implantação do Procon Metropolitano. A primeira ação em conjunto dos órgãos foi um mutirão para a renegociação de dívidas bancárias da população. A ideia é que nos próximos anos as atividades em parceria continuem, para beneficiar os consumidores de toda a região.

De acordo com o coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, os números e trabalhos realizados só foram possíveis em razão do empenho da equipe. “Não posso deixar de registrar o apoio dado pelo prefeito Walter Volpato, para que possamos desempenhar nossas funções, bem como a toda equipe que não mediu esforços em realizar um trabalho de qualidade. Em breve, vamos divulgar novos trabalhos que pretendemos realizar’’, concluiu Dornellos.

O Procon de Sarandi atende na Rua Castro Alves, 952, Jardim Independência, nos horários das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Mais informações: 3042-3115, 3126-9508 e 3126-9510.

• Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza 1ª Mostra Cultural
  • Reunião define últimos detalhes do Programa Justiça nos Bairros
  • Servidores Municipais recebem treinamento para Ouvidoria 156
  • Escolas Municipais de Sarandi recebem prêmio “Televisando o Futuro”