2022

Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre fogos de artifícios nas comemorações da Copa do Mundo

A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Sarandi preocupada com o bem-estar animal neste período que antecede os jogos da Seleção do Brasil na Copa do Mundo, ainda que a queima de fogos barulhentos seja proibida pela Lei Municipal n⁰ 2727/21, infelizmente a prática ainda é comum.

E por isso, trazemos algumas dicas de como cuidar de seu animal de estimação.

Com ouvidos mais sensíveis, os animais podem entrar em pânico quando ouvem os fogos de artifício.

O barulho dos fogos assustam os animais e também prejudica os idosos, as crianças, as pessoas hospitalizadas e os autistas.

No caso dos animais, a dor no ouvido aliada ao medo, pode fazer com que eles tentem fugir ou se esconder e isso pode lhes causar acidentes. É muito comum eles se machucarem e até morrerem quando ouvem as explosões dos fogos.

Portanto, vamos dar algumas dicas para protegê-los:

🟡 Não deixe o animal sozinho. Quem mora em casa, deve ficar atento aos portões e muros, pois a tendência é que o animal tente fugir para longe do barulho. No caso dos apartamentos, a atenção deve ser direcionada para a varanda e janelas, onde há risco de queda na tentativa de fuga.

🟡 Mantenha a calma. O comportamento alterado pode gerar tensão para o animal. Pegar o animal no colo e tentar acalmá-lo pode, inclusive, intensificar o medo.

🟡 Evite colocar muitos animais no mesmo ambiente, eles podem brigar ou até se matarem na hora do desespero.

🟡 Não dê muitos alimentos neste dia, pois o medo pode gerar torção gástrica, que pode matar.

🟡 Escolha um cômodo que possa servir de abrigo para o bicho e que tenha pouca interferência de barulho externo. É bom ligar a TV ou o rádio para amenizar o som dos fogos.

🟡 Coloque chumaços de algodão grandes nas orelhas do animal. Isso pode ajudá-lo a ouvir menos o barulho dos fogos.

🟡 Jamais medique seu pet. Apenas um veterinário pode fazer isso.

🟡 Todos os animais, inclusive os que ficam em canis e os de porte grande, se possível, devem ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. No desespero em fugir do barulho que, para eles, é ensurdecedor, muitos podem se ferir.

🟡 No caso dos gatos, a dica é deixar armários com as portas abertas para que eles possam se esconder. Cães costumam ficar embaixo de camas ou móveis que lhes garantam segurança.

🟡 Não tente tirá-los do local escolhido: permita que eles encontrem um local onde se sintam protegidos (embaixo da cama, dentro do armário, no meio das almofadas do sofá, dentro do box do banheiro, etc).

🟡 Para quem tem aves com autorização dos órgãos ambientais, cubra gaiolas dos pássaros com um cobertor grosso: eles também ficam apavorados com o barulho.

• Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza revitalização em canteiro de flores na Praça Ipiranga
  • Secretaria de Meio Ambiente está procurando entidades protetoras dos animais para receber doação de 08 cavalos
  • Prefeitura oficializa entrega de armas para Guarda Civil Municipal de Sarandi
  • Sarandi pela erradicação da violência contra a Mulher