Campanha Nacional De Vacinação Contra O Sarampo (2019)

foto: Agencia Brasil

Acompanhe as etapas de vacinação:

PRIMEIRA ETAPA - No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será 19/10.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

SEGUNDA ETAPA - No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

- Crianças de 6 a 11 meses que não receberam nenhuma dose da vacina contra o sarampo;

- Crianças de 12 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias que não possuem comprovação de 2 doses da vacina;

- Adultos de 20 a 29 anos que não possuem comprovação de 2 doses da vacina.

CONTRAINDICAÇÕES
- História de anafilaxia a doses anteriores da vacina contraindica doses subsequentes;
- Pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas. Na possibilidade de exposição ao vírus selvagem avaliar risco-benefício individual. Infecção pelo HIV em indivíduos em vigência de imunossupressão grave: crianças e adolescentes (CD4<15%) e adultos (CD4<200 cels/mm3).

- Crianças menores de seis meses.

- Gestantes.

- Não há contraindicação na vacinação de lactantes.

Em caso de dúvidas, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com documentação pessoal com foto e caderneta de vacinação.

• Guarda Municipal de Sarandi recebe cinco novas motos viaturas
  • Campanha de vacinação ao Sarampo acontece sábado (19)
  • LICITAÇÃO: Nova Aliança (Fase II)
  • Justiça no Bairro contará com posto coleta de lixo eletrônico