Sexta, 14 Dezembro 2018. Postado em Noticias

foto: Faculdade Maringá

Durante o segundo semestre do ano, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Sagrada Família participaram de um Projeto de rádio promovido por acadêmicos de jornalismo da Faculdade Maringá em parceria com a SMED (Secretaria Municipal de Educação).

Na noite de ontem (13) os alunos foram certificados por sua participação, além é claro de ouvirem e mostrarem o primeiro programa de rádio aos colegas, pais e professores, além é claro ao Secretário de Educação Antônio Del Nero, e para a Coordenadora do Ensino Fundamental, Marcilene Gregório, que estiveram presentes na cerimônia.

Para a Coordenadora e Orientadora do projeto, Luzia Mitsue Yamashita Deliberador, o trabalho realizado com os alunos é uma formação social da criança no espaço da mídia educação “As experiências desenvolvidas na articulação entre mídia educação e comunicação comunitária assumem a dinâmica de oficinas que contemplam os temas: identidade, cidadania, relacionamento com a comunidade, leitura crítica da mídia, alfabetização na linguagem midiática e produção de conteúdos comunicacionais que dialogam e problematizam a relação entre educandos e sua comunidade, seja ela a escola, os projetos sociais, seu bairro e sua cidade.”

O projeto foi desenvolvido no contra turno escolar, evitando que os alunos perdessem aulas fixas na grade de formação escolar, solicitação essa feita pela SMED. Os encontros aconteceram na biblioteca da escola todas as quintas-feiras com participação de, pelo menos, dois acadêmicos que orientavam as oficinas e realizavam as produções do programa intitulado “Rádio Família” nome votado e escolhido pelos alunos.

Ao contrário das aulas convencionais, os alunos realizavam suas regras de convivência e tomavam as próprias decisões sobre os assuntos que o programa deveria abordar. Para o acadêmico Rafael Marri Cecilio, o projeto é uma semente que deve ser cultivada “Sabemos dos problemas financeiros e de infraestrutura que a maioria das escolas possuem hoje para a realização de um projeto como este, mas é necessário cultivar a ideia para que no futuro essa seja uma realidade” comenta.

LEI

O objetivo do projeto é sancionar a lei nº 1955/2010, já aprovada pela câmara de vereadores que propõe implantar em todas as escolas municipais o Programa Rádio Escola onde os educandos, por meio de oficinas, comecem a desenvolver senso crítico como identidade, cidadania, relação com a comunidade, leitura crítica da mídia e rádio.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

• Falta da água: esclarecimentos
  • Prefeitura Municipal de Sarandi trabalha para a recuperação dos estragos causados pela chuva
  • Parque Residencial Nova Aliança: Asfalto se torna realidade no Bairro