Sarandi,

Alistamento Militar: prazo vai até junho

Quinta, 03 Janeiro 2019. Postado em Noticias

foto: Assessoria de Comunicação

 

Na última quarta-feira (02) foi realizada a abertura para o prazo de inscrição para o alistamento militar para os jovens nascidos em 2001 que completam dezoito anos em 2019 e devem fazer o registo na página oficial do alistamento militar pelo www.alistamento.eb.mil.br a medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros.

 

Prazo:

O alistamento termina no último dia útil do mês de junho.

 

Documentação:

Aqueles que não possuam o CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

 

Nome social:

Durante a inscrição, os jovens podem optar por registrar o nome social. Para tanto, é necessário levar a certidão de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e o requerimento do uso do nome social.

 

Multa:

Caso perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Os jovens irregulares com o serviço militar ficam impedidos de assumir qualquer tipo de cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do alistamento militar: www.alistamento.eb.mil.br


Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa.


Rafael Marri Cecilio
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (44) 3264-8684

Convite: Audiência Pública

Terça, 18 Dezembro 2018. Postado em Noticias

 

A Prefeitura do Município de Sarandi, neste ano representada por seu Prefeito Municipal Senhor Walter Volpato, convoca todos para participar de uma Audiência Pública que será realizada no dia 19 de Dezembro deste ano, com início as 15h na Câmara Municipal de Sarandi.

 

ORDEM DO DIA

 

Apresentação da atualização da plataforma genérica de valores para lançamentos de cobrança dos impostos imobiliários, disciplina a fórmula de cálculo, estabelece parâmetros e classificação das edificações do município e das outras providências

 

Dia:19 de Dezembro (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: Câmara Municipal

Endereço: Av. Maringá, 660 - Jardim Europa, Sarandi - PR, 87111-000

Sarandi é o município mais transparente do Paraná e o 7º do Brasil

Sexta, 14 Dezembro 2018. Postado em Noticias

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga, nesta quarta-feira (12), o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. O anúncio faz parte das atividades comemorativas pelo Dia Internacional contra a Corrupção. A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

A EBT – Avaliação 360°, diferentemente das três edições anteriores, traz uma inovação na sua metodologia. A principal diferença é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, além da regulamentação da LAI - existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos - a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Resultado

Todas as unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos, o que permite a geração de rankings. No link abaixo, é possível acessar o Ranking de Transparência e aplicar os filtros de busca por localidade, região, estado, nota ou população.

>> Acesse o Ranking de Transparência

A EBT – Avaliação 360° revelou que 22 estados e o Distrito Federal (85% das UF) tiveram nota acima de 7. Das capitais, 93% possuem nota maior que 6, sendo que oito delas (30%) estão entre 9 e 10: Vitória (ES), Recife (PE), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Brasília (DF) e Cuiabá (MT). Com relação aos demais entes avaliados, 340 municípios (51% do total) conseguiram nota superior a 6 pontos.

> Fonte

Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Sagrada Família participam de Projeto de rádio

Sexta, 14 Dezembro 2018. Postado em Noticias

foto: Faculdade Maringá

Durante o segundo semestre do ano, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Sagrada Família participaram de um Projeto de rádio promovido por acadêmicos de jornalismo da Faculdade Maringá em parceria com a SMED (Secretaria Municipal de Educação).

 

Na noite de ontem (13) os alunos foram certificados por sua participação, além é claro de ouvirem e mostrarem o primeiro programa de rádio aos colegas, pais e professores, além é claro ao Secretário de Educação Antônio Del Nero, e para a Coordenadora do Ensino Fundamental, Marcilene Gregório, que estiveram presentes na cerimônia.

 

Para a Coordenadora e Orientadora do projeto, Luzia Mitsue Yamashita Deliberador, o trabalho realizado com os alunos é uma formação social da criança no espaço da mídia educação “As experiências desenvolvidas na articulação entre mídia educação e comunicação comunitária assumem a dinâmica de oficinas que contemplam os temas: identidade, cidadania, relacionamento com a comunidade, leitura crítica da mídia, alfabetização na linguagem midiática e produção de conteúdos comunicacionais que dialogam e problematizam a relação entre educandos e sua comunidade, seja ela a escola, os projetos sociais, seu bairro e sua cidade.”

 

O projeto foi desenvolvido no contra turno escolar, evitando que os alunos perdessem aulas fixas na grade de formação escolar, solicitação essa feita pela SMED. Os encontros aconteceram na biblioteca da escola todas as quintas-feiras com participação de, pelo menos, dois acadêmicos que orientavam as oficinas e realizavam as produções do programa intitulado “Rádio Família” nome votado e escolhido pelos alunos.

 

Ao contrário das aulas convencionais, os alunos realizavam suas regras de convivência e tomavam as próprias decisões sobre os assuntos que o programa deveria abordar. Para o acadêmico Rafael Marri Cecilio, o projeto é uma semente que deve ser cultivada “Sabemos dos problemas financeiros e de infraestrutura que a maioria das escolas possuem hoje para a realização de um projeto como este, mas é necessário cultivar a ideia para que no futuro essa seja uma realidade” comenta.

 

LEI

 

O objetivo do projeto é sancionar a lei nº 1955/2010, já aprovada pela câmara de vereadores que propõe implantar em todas as escolas municipais o Programa Rádio Escola onde os educandos, por meio de oficinas, comecem a desenvolver senso crítico como identidade, cidadania, relação com a comunidade, leitura crítica da mídia e rádio.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (44) 3264-8684

PROMEC realiza 6ª edição da ExpoFlores

Quinta, 13 Dezembro 2018. Postado em Noticias

foto: ASCOM

 

Pelo sexto ano consecutivo a Instituição de Proteção ao Menor Carente de Sarandi (PROMEC) esta realizando a ExpoFlores em parceria com a Prefeitura Municipal de Sarandi. O evento acontece de 12 à 16 de dezembro na Praça dos Pioneiros no Centro de Sarandi.

 

Neste ano a edição possui a maior diversificação de plantas, desde pequenos vasos até grandes mudas de árvores para a comercialização. Na ocasião o Prefeito Walter Volpato se impressionou com a diversidade de plantas desta edição

 

São muitas flores, eu mesmo já vou adquirir uma para a primeira-dama” sorri o Prefeito e continua “É um evento que além de proporcionar o auxílio financeiro à PROMEC também promove o comércio em nossa cidade, além é claro de se tornar uma ótima opção de presente para esse final de ano” conclui Walter Volpato.

 

A proposta é arrecadação de fundos para a instituição conforme explica a Aux. Administrativa, Tatiane Gomes de Almeida: “A PROMEC promove o evento para arrecadar recursos para o próximo ano, esse recurso serve para pagarmos a alimentação dos aprendizes, uniformes, materiais didáticos, entre diversas outras necessidades. É claro que esse valor é apenas um auxílio, nossa maior arrecadação é devido as parcerias com as igrejas católicas do município.” conclui Tatiane.

 

PROMEC

 

A Organização também promove atendimento psicossocial, no âmbito da psicologia e do serviço social, e Fonoaudiologia que previne os distúrbios na comunicação de crianças e adolescentes.

 

Para o mercado de trabalho existe o Pré Aprendiz que prepara jovens de 14 à 22 anos para o mercado de trabalho e o Jovem Aprendiz que insere esses jovens no primeiro emprego com qualificação profissional em parceria com o SENAI e comércio sarandiense.

 

CONVITE


Venha conferir a ExpoFlores! De 12 à 16 de dezembro na Praça dos Pioneiros no Centro de Sarandi. O atendimento é das 10h às 22h.

 

 

Rafael Marri
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (44) 3264-8684

 

  • Falta da água: esclarecimentos
  • Prefeitura Municipal de Sarandi trabalha para a recuperação dos estragos causados pela chuva
  • Parque Residencial Nova Aliança: Asfalto se torna realidade no Bairro
  • Parque Residencial Nova Aliança: Asfalto se torna realidade no Bairro
  • Sarandi realiza Festival de Folia de Reis em janeiro
  • Prefeitura começa a realizar publicações no Diário Oficial dos Municípios do Paraná
  • Alistamento Militar: prazo vai até junho
  •  Recesso funcional
  • Convite: Audiência Pública
  • Sarandi é o município mais transparente do Paraná e o 7º do Brasil
  • Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Sagrada Família participam de Projeto de rádio
  • PROMEC realiza 6ª edição da ExpoFlores
Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600
CNPJ: 78.200.482/0001-10
Sarandi-Pr./2018